Calcular Guia Previdência Social – Nada é mais decepcionante para um trabalhador do que passar a vida inteira trabalhando e ao envelhecer, não ter seu “pé de meia” para aproveitar sossegado a melhor idade. Justamente para evitar frustrações como essas, é que existe o INSS, ou Instituto Nacional do Seguro Social, órgão responsável pelo recolhimento de contribuições e pagamento de benefícios, como o seguro desemprego, o auxílio doença e a aposentadoria.
Quando se fala em previdência social, a primeira imagem que vem na cabeça de muita gente é a do carnê da previdência social, o chamado GPS, Guia Previdência Social, cujo é usado para o recolhimento do INSS para ser usado futuramente por uma eventual doença, ou em caso da solicitação de um benefício INSS ou aposentadoria.
O que é GPS (Guia Previdência Social)
Índice do Artigo
GPS é a sigla para Guia Previdência Social. Trata-se de um carnê que é utilizado por trabalhadores que não são contratados em regime CLT, como autônomos e profissionais liberais. Quem trabalha de carteira assinada, não precisa se preocupar com o recolhimento da contribuição, pois o mesmo já é descontado diretamente do pagamento mensal.
Através do GPS, o trabalhador paga uma quantia mensal em média durante 30 anos, esse período pode ser maior ou menor, dependendo de alguns fatores como a atividade exercida pelo trabalhador e o seu sexo. Após isso, o trabalhador passará a receber uma aposentadoria mensal do Governo, de acordo com o valor pago durante o período.
Veja também:
Como calcular e emitir Guia Previdência Social pessoa física
É possível preencher a Guia Previdência Social manualmente, comprando o carnê em qualquer papelaria ou banca. Também é possível imprimir a guia pela internet e preenche-la manualmente.
Opcionalmente, é também possível emitir a guia pela internet. Para isso, basta acessar o SAL, Sistematde Acréscimos Legais e indicar que tipo de contribuinte você é. Será necessário também informar seu registro no INSS.
Em seguida aparecerá um formulário na tela e então é só preencher.
No primeiro campo, “Competência”, deve se informar o mês da contribuição atual, já em “Salário da Contribuição”, informe a sua renda, para que possa ser calculado o valor exato de contribuição.
Informe também qual é o tipo de contribuição. O mais comum é Contribuinte Individual (1163 e 1007), que recolhe 11% e 20% respectivamente do salário todo mês
Consulte todos os códigos de contribuições previdenciárias no site da Receita.
Por fim, é só informar a data para pagamento e imprimir o boleto. Também é possível pagar o boleto pela internet, utilizando o serviço de Internet Banking de seu banco.
Como calcular e emitir Guia Previdência Social pessoa jurídica
O cálculo da previdência social é um pouco diferente quando o assunto é pessoa jurídica. Nesse caso, deve-se utilizar a ferramenta especial para pessoas jurídicas, também disponível no SAL. A ferramenta está disponível aqui.
Na ferramenta é possível consultar o guia de empresas ou órgãos públicos, utilizando o número do CNPJ ou do CEI (Cadastro específico do INSS).
O restante do procedimento é bastante parecido com a emissão do GPS para pessoas físicas. O valor a ser descontado depende do tipo de recolhimento. Se for em favor de um contribuinte individual, o percentual será de 11%, caso seja em favor de um empregado doméstico, esse percentual será de 12%. A tabela completa com todas as alíquotas pode ser consultada diretamente no site oficial da Receita, o que pode ser feito aqui.
3 respostas em “Calcular Guia Previdencia Social”
[…] Cálculo GPS […]
[…] Calcular GPS […]
[…] guia de pagamento pode ser recolhida nas agências do […]