Categorias
INSS

Processo de reabilitação do INSS 2021

Processo de reabilitação do INSS é um tipo de serviço que o INSS oferece aos seus segurados e possíveis dependentes, sendo bastante particular de acordo com cada caso e cada cidadão. No entanto, esta é uma modalidade isenta de carência, consistindo em uma ação multiprofissional que reinsere ou insere um individuo no mercado de trabalho de sua região.

Quando o INSS volta a trabalhar em 2021?

De acordo com a agenda do INSS, os atendimentos presenciais começaram a ser agendados a partir do dia 15 de julho de 2021 através da central telefônica de número 135. Aqueles que não conseguirem fazer agendamentos por meio do telefone, podem ir até a agência da Previdência Social para marcar atendimentos. Vale mencionar que mais de 12 serviços já estão disponíveis e em andamento.

Como funciona o processo de reabilitação do INSS?

Para entender como funciona o processo de reabilitação do INSS, antes de mais nada, é preciso dizer que tal serviço é oferecido pelo próprio instituto aos seus segurados que podem se encontrar em condições de incapacidade para realizar suas funções no mercado de trabalho, seja em decorrência de alguma doença ou acidente.

Para tal, são fornecidos meios necessários para que a readaptação ou reeducação profissional para que seja possível efetivar as tarefas realizadas no ambiente de trabalho de cada um. Esta prestação de serviços conta com uma equipe de profissionais multidisciplinares, sendo psicólogos, médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, ortopedistas, psiquiatras, dentre outros.

Vale mencionar que tais serviços também podem ser disponibilizados aos dependentes do segurado em questão, podendo levar em consideração a disponibilidade de cada unidade previdenciária para que tais ocupações sejam executadas. Ao final da reabilitação, o instituto emite certificados atestando que o cidadão passou pela reabilitação.

Processo de reabilitação do INSS

O que é processo de reabilitação INSS da pandemia 2021?

Como mencionado acima, a reabilitação profissional é um programa efetivado pelo INSS para conseguir amparar cidadãos que precisam do benefício até o momento de se sentirem aptos para voltar ao mercado de trabalho ao qual está direcionado com base em suas funções e prestação de serviços.

Porém, a obrigatoriedade desse serviço oferecido foi pausada no início da pandemia da Covid-19 até metade do ano de 2021. Como justificativa, o INSS afirmou que a decisão foi tomada com o intuito de visar a segurança dos servidores e dos segurados diante do cenário e a gravidade que todo o mundo enfrentou.

Temos alguns artigos que pode te ajudar: Acesse abaixo.

Quais são os tipos de reabilitação em 2021?

O INSS presta o serviço de reabilitação para diferentes tipos de necessidade e categoria que cada cidadão se encontra. No ano de 2021, com os serviços voltando ao normal, é possível fazer a solicitação do serviço social, administrativo, profissional e judicial.

Além disso, vale a pena mencionar que é responsabilidade do instituto reabilitar e habilitar o segurado, porém, não é sua obrigação inseri-los em novas vagas de emprego, em outras palavras, no mercado de trabalho.

O que é uma pessoa reabilitada pelo INSS?

Como o próprio nome diz, o INSS faz um serviço de reabilitação aos seus segurados, fazendo com que eles estejam prontos e aptos para voltarem a atuar no mercado de trabalho.

Nesse sentido, uma pessoa reabilitada é aquela que passou um tempo incapacitada, seja temporária ou permanentemente, e passou pelo programa de reabilitação profissional que é custeado pelo Instituto Nacional do Seguro Social, podendo ser reinseridas ou inseridas em vagas trabalhistas com outra formação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *