Categorias
INSS

Auxílio Doença: Como solicitar

Auxílio Doença – Se você ficou doente ou teve um acidente que te impeça de trabalhar temporariamente saiba que existe um auxilio doença do Governo Federal que pode te ajudar durante esse período. Saiba agora tudo sobre ele.

O que é auxilio doença

Índice do Artigo

O auxílio doença é um beneficio da previdência social para pessoas que não podem  trabalhar por um período maior do que 15 dias por causa de doenças ou acidentes. O período de afastamento deve ser temporário, em caso de acidentes que deixe a pessoa inválida o auxilio doença não se enquadra, para isso é necessário solicitar aposentadoria por invalidez.

Para poder receber o auxílio doença é preciso comprovar a incapacidade de trabalhar por meio de exames médicos realizados no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A consulta médica pode ser agendada pela internet no site da previdência social ou pelo telefone 135. Caso precise remarcar a consultado o novo agendamento só pode realizado pelo telefone 135, as consultadas devem ser remarcadas com no mínimo três dias de antecedência para garantir  a sua vaga.

auxílio doença

Como solicitar o auxilio doença

Solicitar o auxílio doença é muito fácil e você já começa a receber valores correspondes ao 16º dia de afastamento. Você primeiro precisa de um laudo do médico do INSS que ateste a sua incapacidade de exercer o seu trabalho. O auxilio doença não é um benefício vitalício, por isso você terá um prazo para voltar a trabalhar, que varia de acordo com a situação de cada pessoa. Depois do laudo médico você precisa ir a uma agência da previdência social com todos os documentos necessários para dar entrada no seu pedido de auxílio doença. Após a análise dos documentos você será informado se requerimento foi deferido ou não.

Para mais informações acesso o site da Previdência Social

Documentos necessários para solicitar o auxílio doença

Certifique de que você se encaixa nos requisitos para solicitar o auxílio doença. Os principais requisitos são comprovar doença que impossibilite que você trabalhe temporariamente, Possuir a carência de 12 contribuições, estão isentos casos dede acidente de trabalho ou doenças previstas em lei, estar afastado do trabalho há pelo menos 15 dias corridos ou 15 dias intercalados no período de 60 dias.

Caso você esteja dentro dos requisitos basta agora selecionar o documentos necessários:

  • Documento de identidade oficial com foto ( carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista)
  • Número do CPF;
  • Carteira de trabalho e carnês de contribuição que comprovem pagamento ao INSS;
  • Laudos médicos para comprovar o problema de saúde, o tratamento médico indicado e o período que ficará afastado.
  • Declaração carimbada e assinada do empregador que informe qual o último dia trabalhado.
  • Para o segurado especial (trabalhador rural, lavrador, pescador): documentos que comprovem esta situação, como declaração de sindicato, contratos de arrendamento, documentos onde conste a sua ocupação etc.

Leve todos os documentos acima com cópias e originais para facilitar o processo de atendimento e assim conseguir mais rapidamente a receber o seu auxílio doença. O auxílio doença por mais de seis meses faz com que o funcionário perca o direito a férias nos próximos seis meses após a volta a rotina de trabalho.

8 respostas em “Auxílio Doença: Como solicitar”

Fiz transplante hepático em 30 de dezembro de 2015, tive alta hospitalar dia 11/01/2016, porém houve problemas pós operatório, fiquei mais 30 dias internado, recebi alta, mas comecei a apresentar problemas de pressão e diabetes elevado e cardiaco, ternho direito a aposentadoria?

paguei 8 anos de comtribuiçao agora trabalho sem registro de cateira descobri que tenho problemas pulmonares posso pedor auxilio doença

Olá, se você estiver regular com o INSS poderá solicitar um afastamento ou um auxílio doença.
Vá até a Previdência Social para maiores informações.

entrei na justiça federal por que fiquei encostado por problema de ernia de disco por quase oito anos me dispensaram em julho do ano passado. agora descobri que tenho dois tipos de arretimia e pressão alta mesmo estando com processo contra o inss posso tentar encostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *