Categorias
INSS

Agendar Perícia Médica

O INSS é o órgão responsável por realizar os pagamentos dos aposentados, pensionistas e pelo pagamento daqueles que estão incapacitados de exercer quaisquer funções temporariamente ou definitivamente. Para chegar até este afastamento, alguns processos internos são abertos e envolvem a perícia médica. Essa perícia é realizada pelos responsáveis que atuam internamente no INSS.

Veja mais:

Quem tem direito ao Auxílio doença

O objetivo da Previdência Social é garantir a seguridade social dos cidadãos que estão com as suas contribuições previdenciárias em dias. Com essas contribuições, é possível dar entrada em diversos benefícios e amparo ao trabalhador.

Não é necessário ser apenas trabalhar de carteira assinada para poder desfrutar desses recursos que a Previdência Social disponibiliza, basta mensalmente efetuar o pagamento do valor que foi acordado junto à Previdência Social, esse valor é pago através de um carnê que foi criado para pessoas que não estão com vínculo empregatício.

perícia médica
Em caso de doença, se o trabalhador estiver dentro dos requisitos citados acima, será possível solicitar o afastamento do trabalho, com remuneração da Previdência Social / INSS. Mas para isso, será necessário passar pela perícia médica e ter o laudo que conste a incapacidade de exercer tal função durante o tempo da enfermidade ou incapacidade física ou psicológica.

Diferença entre auxílio acidente e auxílio doença

Auxílio acidente
O auxílio acidente é um benefício do INSS que é dado aos trabalhadores que tiveram acidentes de trabalho ou doença ocupacional que geram limitações parciais no trabalhador. Esse auxílio destina-se ao às pessoas que mesmo sendo vítima de acidente, continua com capacidade de continuar trabalhando. O valor do auxílio acidente poderá ser de até 50% sobre o salário benefício.

Auxílio doença
O auxílio doença é uma renda mensal que é gerido pela própria Previdência Social. Após a carência exigida pelo INSS (12 contribuições), quando for necessário, o trabalhador incapacitado para exercer as suas funções por mais de 15 dias poderá solicitar o auxílio doença.
Pagamento dos auxílios
Os segurados passarão a receber o auxílio doença após o 16º dia de afastamento da atividade. Para isso, é necessário dar entrada na Previdência Social. Não é papel da empresa empregadora passar essa informação ao INSS.
Para o auxílio acidente, o pagamento será efetuado a partir da data do início da incapacidade, ou a partir da data em que o trabalhador deu entrada no processo de afastamento.

Agendar perícia médica

A Previdência Social possui um sistema para realizar diversos tipos de agendamentos. Com esse sistema, é possível agendar a perícia médica, Auxílio doença, Aposentadoria e outros direitos do trabalhador.

  1. Para agendar perícia média, basta primeiro entrar no site da Previdência através deste atalho.
  2. Preencher com as letras e números que aparecerão aleatoriamente.
  3. Selecionar o Estado, Cidade e a Agência da Previdência mais próxima de você.
  4. Na próxima tela, será necessário preencher um formulário com diversas informações. A divergência das informações preenchidas poderá ser impactante na hora do atendimento presencial.
  5. Levar documento de identificação com foto.

Após preencher todos os campos, o sistema mostrará a data e o horário para o comparecimento do solicitante na Previdência Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.